quarta-feira, junho 25, 2008

GENTE BONITA NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 27/06, EM BELO HORIZONTE

Dupla se apresenta no Velvet Club


As festas andavam muito chatas em São Paulo. A cidade havia passado por um renascimento noturno inacreditável na virada do século. Quem passou pelos anos 90 pela cidade se restringia a casas que fechavam rapidamente, a três ou quatro estabelecimentos na Vila Madalena (dois deles, a Torre e o Matrix, ainda sobrevivem), o Lov.e e mais uma ou outra. Mas a partir do ano 2000 uma série de novas casas noturnas e festas trouxeram todo rebuliço noturno para a região central da cidade, ativando células de diversão na Augusta e suas transversais, em Higienópolis, na Barra Funda e no centro da cidade. Mas aos poucos a boa fase dava espaço à estagnação.


Cada lugar tinha uma trilha sonora específica, algumas das principais festas da cidade podiam ser resumidas em uma tribo, um estilo musical ou uma certa faixa etária e os DJs tocavam as mesmas músicas na mesma ordem. Tocavam nada, tocam até hoje. Foi quando, à medida que puxávamos o fio da meada dos mashups, resolvemos fazer nossa própria festa.


E assim a Gente Bonita começou em setembro de 2006, primeiro no Bar Treze, em Higienópolis, depois passando pelo Áudio Delicatessen, Clash, Vegas e Praga, onde estamos desde dezembro do ano passado. A idéia, a princípio, era fazer uma festa só de mashup, esse gênero musical que mistura duas ou mais músicas em uma mesma faixa. Queríamos brincar com o paradoxo de ser uma festa de gênero de algo que pode incluir todos os gêneros, mas percebemos que ouvir mashup durante toda a noite é tarefa para poucos, ao mesmo tempo em que perde-se um dos principais atrativos da modalidade de remix: a surpresa.


Daí expandimos o conceito da festa para toda a história da música feita para dançar. Fazemos uma equação entre as melhores músicas do mundo - os hits, aquelas músicas que todo mundo conhece e sabe cantar - e músicas boas para dançar, independente de serem conhecidas ou não. A idéia é se divertir, não é simplesmente ouvir música. Estamos fazendo uma festa que não achávamos em São Paulo - uma que uma diversão, música boa, gente disposta a se esbaldar de dançar e vontade de se pegar. Porque essa é um dos motivos que fazem as pessoas saírem, né? Não precisa nem se pegar de verdade, o importante é ficar aquele climão saudável, deixado qualquer aproximação mais facilitada, qualquer papo furado plausível. O nome da festa não tem Clima de Paquera como subtítulo por outro motivo - ele é fundamental.


Hoje a Gente Bonita já passou por Brasília, três vezes por Belo Horizonte (incluindo o Festival Eletronika 2007), Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Floripa – sempre contagiando o público com essa atmosfera sonora alto astral. Por isso, não espere gênero musical, hits do passado, músicas de outros países. Não espere nada - tudo pode acontecer.


***


Alexandre Matias é jornalista, faz o Trabalho Sujo (www.gardenal.org/trabalhosujo), leva a Vida Fodona (www.fubap.org/vidafodona) e agita Gente Bonita (www.gentebonita.org), além de ser o editor-assistente do caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo.


Luciano Kalatalo é estatístico e um dos fundadores do Tupanzine, uma das principais publicações independentes do País.


Serviço:


Gente Bonita @ Frisson

Data: sexta-feira, dia 27 de junho de 2008

DJs: Luciano Kalatalo & Alexandre Matias (Gente Bonita Clima de Paquera), Duoandid e Slut

Horário: 23hs

Local: Velvet Club (www.velvetclub.com.br) - Rua, Sergipe, 1493 – Savassi – Belo Horizonte/MG

Preço: R$ 12

Site: www.gentebonita.org

www.lastfm.com.br/event/668374

Nenhum comentário: