quinta-feira, agosto 09, 2007

ANDREA MAY LANÇA O “U-TOY”

Artista é pioneira da toy art no Brasil


Após as séries "Amorroxo" e "Dj Toy" de bonecos estranhos e carismáticos, a artista plástica baiana Andrea May lança sua nova criatura, totalmente troncha e urbanóide, o “U-Toy”. Ele, que curte literatura marginal, anda de metrô e vive imerso na cultura das grandes metrópoles, chega em mídias diversas: toy, sticker, lambe e urban wear.


O U-Toy será lançado dia 11 de agosto na Feira Hype, de Salvador. Dia 19 tem lançamento nacional no site Baixo Calão. Já está participando (em formato lambes) da exposição "Das e Sobre as Ruas" do evento "Culturas de Ruas, Ruas de Cultura" no SESC Madureira/ Rio de Janeiro. E em breve estará à venda em São Paulo na loja Design Animado, na Vila Madalena.


A imagem do U-Toy é silkada em plástico e a costura é feita à mão. “Dessa forma achei o equilíbrio entre o produto seriado e o toque artesanal”, diz May. Sendo originalmente preto e branco, ele permite a customização com canetas coloridas de tinta permanente. O kit de lançamento inclui o boneco, stickers e pequenos e variados objetos grafitados.


Toy Art


A toy art é um segmento de vanguarda que se alastra mundo afora. Bonecos, criaturas exóticas como insetos carnívoros, fantasmas ou zumbis, todos fazem parte do universo de fantasias e críticas ácidas ao mundo moderno. Através dos seus criadores, eles vão tecendo uma rede de expansão do surreal ao traçar um paralelo com o olhar outsider, quase visionário.


A simbologia dos bonecos vai além da imaginação. Eles deixaram de ser apenas brinquedos de criança para se tornarem mascotes de adolescentes e adultos. Em suas conexões com a urbe, os bonecos tanto se deixam dominar, observando atônitos o caos, quanto podem tornar-se operários de um mundo mais divertido e por que não dizer... mais fofo?! "Brinquedos macios, porém obstinados, cada um com uma missão. Assim são os toys", diz May.


Andrea May


Baiana, graduada pela Universidade Federal da Bahia em Artes Plásticas, foi intérprete e compositora do projeto tara_code. Expôs em diversas coletivas; organizou feiras de artes (Balaio Cult) e o extinto e-zine de cultura (CyberBalaioCult); criou o coletivo e-lectroINvasores. Como artista urbana inaugurou em Salvador a Galeria de Adesivos, primeira da América Latina, obtendo repercussão nacional e internacional; idealizou e coordenou o evento Attack + (simultâneo em várias capitais). Em janeiro de 2005 realizou em Salvador o I Salão Nacional de Sticker e Poster Art com mais de 60 artistas de todo o País. Em abril fez a curadoria nacional da Mostra de Street Art no Abril Pro Rock, em Recife. Pioneira da toy art no Brasil, May é a criadora do Toy Centro, que reúne trabalho de artistas de todo País. Em 2006 participou da I Mocotoy, na Galeria Melissa, de São Paulo.


Agenda


Até 31/08 – Exposição “Das e Sobre as Ruas” no Sesc Madureira, no Rio de Janeiro

Rua Ewbanck da Câmara, 90. Entrada Gratuita.


11/08, sáb - Lançamento em Salvador na Feira Hype

Pátio do ICBA - Corredor da Vitória. 13 às 20hs.

www.aparelhocultural.com.br/feirahype


19/08, dom – Lançamento nacional no site Baixocalão

www.baixocalao.com


Breve em São Paulo à venda na loja O Design Animado

Rua Fidalga, 182, Vila Madalena

Tel.: (11) 3815-6841


Sites


www.u-toy.blogspot.com

www.andreamay.multiply.com

www.toycentro.blogspot.com

Nenhum comentário: