terça-feira, maio 16, 2006

"Batuque Book - Maracatu" é lançado dia 28 de maio em São Paulo

Obra é o primeiro songbook de cultura popular no popular no mundo

Dia 28 de maio, domingo, acontece em São Paulo o lançamento do "Batuque Book ? Maracatu", primeiro songbook de cultura popular do mundo, idealizado pelos músicos pesquisadores Climério de Oliveira e Tarcísio Resende. O evento acontece no Centro Cultural Jabaquara com entrada gratuita. A programação começa às 15 horas com palestra com os autores. E às 16h30 acontece o cortejo da Oficina de Baque Virado.


Na palestra, os autores exibem vídeos, mostram o processo de produção e explicam como funciona o banco de sons que acompanha o Batuque Book. O banco é um conjunto de samples com as sonoridades dos maracatus de Pernambuco, que podem ser utilizados na criação de música em computador, bem como em pesquisas e fins didáticos.


Logo após se inicia o bate-papo com os autores. A idéia é quebrar a formalidade de uma mesa-redonda e criar uma discussão com a participação de todos os interessados no tema. O cortejo da Oficina de Baque Virado encerra o evento, quando todos os presentes podem tocar, cantar ou simplesmente acompanhar o grupo pelas ruas do Jabaquara. Os batuqueiros devem comparecer com os seus instrumentos, os grupos podem levar seus estandartes e podem ir vestidos com suas indumentárias próprias.


Sinopse - O Batuque Book é um song-book das manifestações tradicionais de Pernambuco, sobretudo, aquelas de transmissão oral. O 1º volume, "Batuque Book - Maracatu", foi produzido com apoio do Funcultura (Governo do Estado de Pernambuco), da Prefeitura do Recife e da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), e faz interseção de três tradições distintas:


. Música tradicional de transmissão oral - É a matéria intrínseca, sem a qual não haveria o Batuque Book. Neste 1º volume, seis grupos foram pesquisados: três maracatus de baque virado (Leão Coroado, Porto Rico e Encanto da Alegria) e três de baque solto (Estrela de Ouro de Aliança, Cruzeiro do Forte e Leão Vencedor, de Carpina).


. Literatura - O registro escrito é de vital importância para este projeto. É importante ressaltar aqui a diferença entre songbook, livro com melodias cifradas de artistas consagrados pela indústria fonográfica, e Batuque Book, livro (bilíngüe) com as partituras das manifestações tradicionais de transmissão oral, o primeiro do gênero. O livro também apresenta uma história concisa com fotografia da referida manifestação.


. Tecnologia digital - O livro traz ainda um CD anexo, com 12 faixas e uma faixa multimídia contendo: banco de sons (samples), vídeos (entrevistas e clipes), fotos extras, partituras extras, demo song etc. O projeto disponibilizará informações e mais dados (vídeos, fotos, samples) no site www.batuquebook.com.br.


O "Batuque Book ? Maracatu" está à venda nas melhores livrarias do Brasil e na Europa é vendido pela Kalango Brazil Percussion (www.brasilpercussion.com). O trabalho é assinado por Climério de Oliveira Santos e Tarcísio Soares Resende e conta com colaboração dos doutores Carlos Sandroni (Etnomusicolgia/UFPE), Biu Vicente (Historia/UFPE) e Eli-Eri Moura (Composição erudita/UFPB).


Serviço:


Lançamento ?Batuque Book ? Maracatu?, de Climério de Oliveira e Tarcísio Resende.

Data: 28 de maio, domingo.

Local: Centro Cultural do Jabaquara - Rua Arsênio Tavolieri, 45, Bairro do Jabaquara.

Fone: (11) 5011-7445 / 5011-2421

Horário: A partir das 15 horas.

Ingressos: Entrada Franca.

Nenhum comentário: